A startup brasileira Digital Illusions lançou um aplicativo que permite criar imagens ou objetos em realidade aumentada.
O app, chamado “Ar.On”, adiciona uma camada de interação e novas informações a imagens ou objetos já existentes, tornando o assunto mais interativo.
Para visualizar algo em realidade aumentada desenvolvido com a aplicação, basta baixar e instalar gratuitamente o app. Mas para incluir uma interação é preciso contratar o serviço.
Segundo a Digital Illusions, qualquer empresa pode contratar seus serviços. A finalização de um projeto leva pelo menos duas semanas para ser concluída, mas os prazos dependem do tipo de funcionalidade.
“Mais do que oferecer nossos serviços queremos que as empresas tirem o maior proveito possível da tecnologia. Vemos a realidade aumentada como uma ótima oportunidade de negócios”, disse Rodrigo Alexandre Rocha, fundador da Digital Illusions.
A realidade aumentada é amplamente utilizada em países como Estados Unidos e Japão desde 1990, principalmente nas áreas de publicidade, saúde, construção civil e games.
Porém, por aqui, a tecnologia ainda é pouco utilizada. Mas aos poucos vem se destacando conforme o acesso à internet e aos dispositivos móveis cresce no país. A indústria publicitária ainda sai na frente neste quesito, mas Rocha acredita que cinco setores ainda irão aproveitar a tecnologia no Brasil.
“Publicidade, varejo, educação, entretenimento e turismo são os principais setores que acreditamos que possam aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer, seja melhorando a experiência de compra, apresentação de um produto ou serviço”, disse.
Este é o primeiro aplicativo lançado pela empresa, que pretende adicionar novas funcionalidades ao longo do ciclo de desenvolvimento e com ajuda do feedback dos usuários. O app está disponível para o sistema iOS, mas uma versão para Android será lançada em junho deste ano.
“Com apenas um aplicativo, a experiência com um produto ou marca é expandida. Consequentemente, cria maior curiosidade no usuário, que passa mais tempo interagindo com a sua marca”, afirmou Rocha.